A Primeira Constituição Brasileira Questões com Gabarito - Exercícios Web
A) Não conseguiu evitar o caráter autoritário e praticamente
assegurou uma verdadeira ditadura militar sobre o governo. A) as
lutas das várias facções políticas se resolveram com a vitória dos
Exaltados sobre os Moderados.
b) as rebeliões
anteriores à abdicação possuíam nítido caráter reivindicatório de
classe. A Constituição de 1824, elaborada por “homens probos e
amantes da dignidade imperial e da liberdade dos povos”, segundo o
imperador D. Pedro I, continha uma novidade em relação ao projeto
de Constituição de 1823: a criação do Poder Moderador.
Esses antecedentes fizeram de nossa emancipação política uma exceção dentro do conjunto de independências na América.
E) O Poder Moderador, de invenção maquiavélica, atribuído a Benjamin Constant, foi responsável pelo golpe da maioridade em 1840. 12. D. Pedro I conduziu a separação do Brasil de Portugal em associação com os interesses da elite, que queria preservar a integridade territorial e o mercado nacional de escravos. B) O Poder Moderador conferia à Câmara de Deputados a prerrogativa de vetar as decisões do imperador. Saint Hilaire era um botânico francês que, entre 1816 e 1822, viajou pelo Brasil, estudando a flora do país. 09. Sob a influência liberal, assegurou os direitos individuais e de propriedade, estabeleceu a monarquia constitucional e hereditária como forma de governo e um sistema eleitoral censitário. Identifique as causas que levaram à criação da Confederação do Equador. A) Qual a posição do autor com relação à escravidão no Brasil? Araújo, Maria do Carmo R. A participação do Ceará na confederação do Equador. In: Souza, Simone de. (coord. ) História do Ceará. Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha, 1994. p. 146. Em 1824 não se tratava da contradição de interesses coloniais e metropolitanos. Persistiam aí, não obstante tratar-se de país politicamente independente, as mesmas condições de privilegiamento não só dos comerciantes reinóis e seus representantes estabelecidos no país, como também dos ingleses, cuja penetra ção no Brasil foi determinada pelos acordos de 1810.A Primeira Constituição Brasileira: B) Essas idéias
estão relacionadas ao contexto socioeconômico brasileiro? Por quê?
Essa Assembléia designou uma comissão de seis deputados para
redigir o anteprojeto constitucional, que ficou conhecido como
“Constituição da Mandioca”.
a) Dê três princípios
defendidos por este anteprojeto.
b) Explique por que ele ficou conhecido como
“Constituição da Mandioca”. C) A Constituição de 1824 conferia ao
Poder Moderador, que era exercido pelo Senado, nomear e demitir
livremente os ministros de estado, conceder anistia e perdoar
dívidas públicas. 13. Fuvest-SP. A
Primeira Constituição Brasileira: D) a recuperação
econômica da agro-manufatura do açúcar fazia com que os
proprietários pernambucanos exigissem maior participação no governo
imperial. Estava por aqui quando da ruptura política dos laços
coloniais entre Brasil e Portugal, ocasião em que escreveu as
palavras acima. Albarda, segundo o dicionário Aurélio, significa
sela grosseira, enchumaçada de palha, para bestas de carga.
E também opressão, vexame, humilhação. No contexto da descolonização da América Latina, a ausência da participação popular no processo de independência política não foi exclusividade brasileira. O processo de independência política do Brasil, contudo, teve peculiaridades notáveis. Proclamada a independência, em 1822, a primeira Constituição, de 1824, perdurou por todo o Império. Dela se destacam, entre outros, os seguintes aspectos: Uma Constituição é sempre a tradução do equilíbrio político de uma sociedade em normas jurídicas fundamentais. Aceitando esta afirmativa e analisando a malograda Constituição de 1823, podemos concluir que ela traduzia os interesses: B) Mantinha o sistema clássico de divisão em três poderes, o que garantiu uma estrutura bastante democrática. Saint-Hilaire, August de. A segunda viagem do Rio de Janeiro a Minas Gerais e a São Paulo. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1932 . C) a dissolução da Assembléia Constituinte pelo imperador D. Pedro I foi interpretada como um ato de recolonização pelas elites senhoriais pernambucanas.
D) estabeleciam o princípio da liberdade religiosa, segundo o qual o Estado permaneceria distante das questões religiosas.
C) estabeleciam a igualdade de todos perante a lei, estatuto que foi observado com rigor por toda a sociedade brasileira.
13. a) José Bonifácio defende a manutenção do sistema
escravista, mesmo que, no texto, ele critique o tráfico negreiro.
Para ele, o sistema não deveria ser abolido de repente, pois isso
traria prejuízo à sociedade. Chega a defender, no máximo, a
abolição gradual.
b) Sim, pois neste momento a elite
escravocrata, a aristocracia brasileira, não vislumbrava a abolição
da escravidão e também não havia uma idéia no sentido de extinguir
o tráfico negreiro. O Brasil recém-saído da independência mantém as
estruturas econômicas e sociais do Brasil colonial. A) garantiam
ampla liberdade individual e resguardavam a liberdade econômica,
assegurando a participação política desvinculada da necessidade de
uma renda mínima por parte do cidadão.
Gabarito com as respostas das questões sobre A Primeira Constituição Brasileira:
A) os descontentamentos contra os estrangeiros em Recife fez com que as camadas populares liderassem o movimento, que, além de republicano, era abolicionista. 11.Podemos apontar como “peculiaridades notáveis” no processo de independência do Brasil a transferência da Corte portuguesa para cá, em 1808, assim como a abertura dos portos às nações amigas, os B) o conflito entre comerciantes portugueses em Recife e produtores de açúcar brasileiros em Olinda tomou ares de rebelião contra a monarquia. E) Assumindo uma postura profundamente nacionalista, rapidamente criou inúmeros conflitos com os ingleses.
B) garantiram as liberdades individuais inspiradas na Declaração dos Direitos do Homem, elaborada pelos revolucionários franceses em 1789. A respeito dos princípios presentes na Constituição de 1824, outorgada por D. Pedro I, é correto afirmar que: A abdicação de D. Pedro I pôs fim ao Primeiro Reinado e proporcionou as condições para a consolidação da independência nacional, uma vez que: A massa popular a tudo ficou indiferente, parecendo perguntar como o burro da fábula: não terei a vida toda de carregar a albarda? C) o governo do príncipe não passou de um período de transição em que a reação portuguesa, apoiada no absolutismo do soberano, conservou-se no poder.d) as propostas do Partido Brasileiro contavam com o apoio unânime dos deputados à Assembléia Constituinte de 1823.
e) as disputas entre conservadores e liberais representavam diferentes concepções sobre a forma de organizar a vida econômica do país. 07. A insatisfação dos pernambucanos com o autoritarismo de D.
Pedro I, a dissolução da Assembléia Constituinte e a outorga da Constituição de 1824, que acabava com a autonomia das províncias. D) O Poder Moderador era o quarto poder do Império e era exercido pelo imperador I. Com base neste Poder, o imperador poderia dissolver a câmara dos deputados, aprovar e suspender resoluções dos conselhos provinciais e suspender resoluções, entre outras prerrogativas.
Source: https://www.portalconcursopublico.com.br