Nesse exame, uma pequena sonda inserida no reto do paciente capta os ecos e um programa de computador os transforma em uma imagem em preto e branco da próstata. S ão diversos os exames que podem auxiliar os urologistas na detecção precoce do câncer de próstata, patologia que mata mais de 15,5 mil brasileiros todos os anos. Quando são encontradas alterações em algum destes dois exames, o médico pode solicitar outros, como o cálculo da densidade do PSA, exame de urina PCA3,.
Porém, dados levantados pela Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) apontam queda em todos eles durante a pandemia de COVID-19, o que leva a um cenário preocupante.
O Antígeno Prostático Específico, mais conhecido como exame de PSA (da sigla em inglês de Prostate-Specific Antigens), pode ser analisado através de um exame de sangue simples, realizado em laboratório. Para avaliar a próstata podem ser usados além do toque retal, os exames de sangue, ultrassom, exame de urina, medição do jato de urina e biópsia, de acordo com a necessidade. O exame de próstata é um grande auxiliador na identificação de câncer de próstata, que é a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil (sendo o câncer de pele não-melanoma a primeira).
Os antígenos, são moléculas produzidas pela pró apresentam alterações nos níveis quando há a presença do câncer prostático, por exemplo. Os exames mais indicados para avaliar a saúde da próstata são o toque retal e a análise sanguínea do PSA, que devem ser realizados todos os anos por todos os homens com mais de 50 anos de idade.
exames prostata:
- exames prostata 2
- exames prostata e